Apresentação: A Monkeypox é uma doença causada pelo vírus Monkeypox vírus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae. Foi identificado em 1958 em primatas não humanos em laboratório na Dinamarca. O primeiro caso em humano foi detectado em 1970, criança de 09 meses na República Democrática do Congo. Em 07/05/2022 teve seu primeiro caso confirmado em país não endêmico Reino Unido. Em 09/06/2022, o primeiro caso confirmado no Brasil e em 27/07/2022, o primeiro caso confirmado em Manaus.

Objetivos do Curso: Oferecer a todos os profissionais e gestores de saúde informações e estratégicas de contenção, controle, além de orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais, para a gestão da emergência de importância internacional causada pela doença monkeypox. Ainda, orientar as ações de vigilância em saúde, ações de prevenção e assistência à saúde, bem como, orientar as melhores práticas de saúde no controle da doença.

Público Alvo: Profissionais e Gestores da área de saúde, estudantes e outros públicos que tenham interesse pela temática.

Carga Horária: 04 horas.


A Gerência de Insumos Estratégicos – GIES da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – FVS-AM, produziu o curso de capacitação em Boas Práticas no Cuidado com Medicamentos, visando atender uma demanda de profissionais técnicos que atuam ou pretendem atuar na Assistência Farmacêutica dos municípios do Estado do Amazonas. O conteúdo do curso será desenvolvido em cinco unidades: 1- Seleção de Medicamentos; 2- Programação e Aquisição de Medicamentos; 3- Recebimento e Armazenamento; 4- Distribuição e Transporte; 5- Prescrição e Dispensação de Medicamentos.

Objetivo: qualificar os profissionais técnicos que atuam ou pretendem atuar na Atenção Básica dos municípios, promovendo a melhoria do fluxo da Assistência Farmacêutica

Público alvo: profissionais técnicos de nível médio e superior 

Carga-horária: 60 horas/aula

Período de realização: 2022.


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) está disponibilizando ao público o Curso de Integração das Ações de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, com duração de 10h, em formato autoinstrucional, em Educação a Distância.

O objetivo do curso é promover e fortalecer a integração da Atenção Básica e a Vigilância em Saúde, propiciando a integralidade do direito à saúde da população e melhoria continua dos processos de gestão do trabalho.

No que se refere o direito à saúde integral da população, podemos contar com a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Vigilância em Saúde como diretrizes para a integração entre as ações no enfrentamento desses desafios por proporcionar a melhoria dos processos de trabalho com vistas à eficiência, efetividade e qualidade das ações propostas.

A integração das ações da vigilância em saúde (VS) com a atenção básica (AB) pode ser considerada um dos grandes desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, em todas as esferas de gestão. Embora diversas normativas e estratégias tenham sido elaboradas no sentido de estimular essa integração nas últimas décadas, e esforços institucionais tenham sido empreendidos para viabilizar os recursos financeiros e organizar estruturas técnico- administrativas locais, a integração dessas duas áreas de conhecimento ainda não se efetivou como esperado, especialmente no âmbito das equipes que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em diversos municípios, a ausência ou insuficiência desta integração provoca dificuldades na identificação dos elementos que exercem determinação sobre o processo saúde-doença e no efetivo controle das doenças e dos agravos prioritários, tornando distante a possibilidade de colocar em prática o princípio da integralidade da atenção no nível local.

Guia Política Nacional de Atenção Básica – Módulo 1: Integração Atenção Básica e Vigilância em Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

 

Modo de acesso:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pnab_modulo1_integracao_atencao.pdf


A Gerência de Insumos Estratégicos (GIES) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), produziu o curso de capacitação em Sistema de Insumos Estratégicos (SIES), na modalidade a distância, visando atender os técnicos da FVS-AM e das Secretarias Municipais de Saúde responsáveis por inserir os dados no Sistema.  

Objetivo: capacitar os técnicos na utilização do SIES visando agilizar, facilitar e aprimorar o abastecimento de  insumos estratégicos, por meio da gestão eficiente dos processos de recebimento, distribuição e acompanhamento de estoques dos insumos estratégicos providos pela Secretaria de Vigilância em Saúde aos Estados e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas aos municípios.

Requisitos: técnicos de nível médio e superior 

Carga-horária: 40h

Período de realização: 2023/2024.


O Centro de Educação a Distância – CEAD da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto - FVS-RCP/AM, produziu o curso de capacitação em Fundamentos da Educação à Distância (EAD) na Saúde, visando atender uma demanda de técnicos da FVS-RCP que ministram cursos presenciais e estão integrando ao seu planejamento pedagógico o uso das novas tecnologias em saúde, na modalidade a distância. O conteúdo do curso será desenvolvido em três unidades:

1- Legislação Brasileira sobre EAD na Saúde;

2- Concepções Pedagógicas na Formação em Saúde;

3- Projeto pedagógico do Curso EAD na área da Saúde.

Objetivo: capacitar os profissionais técnicos da FVS-RCP nos fundamentos pedagógicos da EAD na área da saúde. 

Público alvo: Profissionais técnicos da FVS-RCP de nível médio e superior.

Carga-horária: 20 horas.



Este curso tem como objetivo principal implantar o NES Municipal como um setor de articulação e mobilização de ações e serviços de educação em saúde, voltados para a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos, de modo a disseminar uma cultura de vigilância para toda sociedade; Implantar o Programa de Brigadas nas instituições federais, estaduais e municipais, implementando ações para identificação e eliminação de criadouros do Aedes aegypti fortalecendo a estratégia 10 minutos e o engajamento da comunidade.

Apresentação da Web Palestra: O Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) é celebrado no dia 28 de fevereiro.

LER/Dort são distúrbios que são por definição um fenômeno relacionado ao trabalho decorrente da utilização excessiva imposta ao sistema músculo-esquelético e da falta de tempo para sua recuperação, ocasionando incapacidade laboral temporária ou permanente.

A data chama atenção para a importância de adotar cuidados e medidas preventivas contra lesões associadas à repetição de movimentos, sobrecarga, esforço excessivo e fatores organizacionais do trabalho.

A data alusiva tem o propósito de alertar trabalhadores, empregadores e a sociedade para a importância de práticas que reduzam o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, promovam um ambiente seguro e práticas saudáveis em todos os setores produtivos.

Considerando o exposto, a Webpalestra se propõe a despertar a sociedade para os fatores causadores dos agravos bem como sua prevenção e tratamento, oferecendo ao público um melhor nível de conhecimento sobre o assunto.

Público alvo: Trabalhadores, empregadores e sociedade em geral.

Carga horária: 4h.