Nesta categoria serão classificados os cursos de capacitação na área de Vigilância Ambiental da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do setor saúde, inserida no contexto do SUS, onde os municípios são responsáveis pela execução dessas ações no seu território, sendo necessária a capacitação dos profissionais que atuam no Programa VIGIAGUA para o desenvolvimento das rotinas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água para consumo humano que serão realizadas como uma das estratégias para a prevenção de doenças de  veiculação hídrica. O curso tem carga horária de 40 horas.

Objetivo Geral: Capacitar  técnicos das Secretarias municipais de saúde para desenvolverem as ações do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano em sua área de competência.

Objetivos específicos: Implantar as ações do Programa VIGIAGUA nos Municípios; Cadastrar e inspecionar os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano; Desenvolver atividades de coleta, manuseio, transporte e análise de amostras de água; Alimentar e analisar dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA.

O Programa de Vigilância em Saúde para Populações Expostas aos Desastres - Vigidesastres é um programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Seu objetivo é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.


O Programa de Vigilância em Saúde para Populações Expostas aos Desastres - VIGIDESASTRES é um programa sob a responsabilidade da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Seu objetivo é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.

Este curso, com carga horária de 60 horas, tem como objetivos, capacitar técnicos municipais responsáveis pelo Programa VIGIDESASTRES no Amazonas; Analisar os impactos sobre a saúde decorrentes dos desastres; Entender a responsabilidade do município em promover ações para a redução dos impactos na saúde; Identificar o Programa Vigidesastres como modelo de atuação em gestão de risco.

Este minicurso em EAD, com 10 horas de duração, tem como objetivo principal atualizar profissionais da saúde e zoonoses, estudantes e profissionais de áreas afins, no tratamento profilático antirrábico Humano.