A vigilância da qualidade da água para consumo humano é uma atribuição do setor saúde, inserida no contexto do SUS, onde os municípios são responsáveis pela execução dessas ações no seu território, sendo necessária a capacitação dos profissionais que atuam no Programa VIGIAGUA para o desenvolvimento das rotinas relacionadas ao monitoramento da qualidade da água para consumo humano que serão realizadas como uma das estratégias para a prevenção de doenças de veiculação hídrica. O curso tem carga horária de 40 horas.
Objetivo Geral: Capacitar técnicos das Secretarias municipais de saúde para desenvolverem as ações do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano em sua área de competência.
Objetivos específicos: Implantar as ações do Programa VIGIAGUA nos Municípios; Cadastrar e inspecionar os sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água para consumo humano; Desenvolver atividades de coleta, manuseio, transporte e análise de amostras de água; Alimentar e analisar dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – SISAGUA.
O Programa de Vigilância em Saúde para Populações Expostas aos Desastres - Vigidesastres é um programa sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Seu objetivo é desenvolver um conjunto de ações a serem adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para reduzir o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde, reduzir doenças e agravos decorrentes deles bem como os danos à infraestrutura de saúde.

- Gerente: Miberval Folgosa Barroso
- Gerente: Israel Moura Souza
- Gerente: David Lopes de Oliveira
- Professor: Raiane Souza
A Vigilância Entomológica, tem como objetivo a identificação das principais atividades relacionadas a vigilância entomológica e das doenças transmitidas por vetores de importância epidemiológicas no estado do Amazonas.
Objetivos:
O curso tem como objetivo principal auxiliar os estudantes e profissionais da área das ciências da saúde no conhecimento do amplo mundo da Entomologia.Público Alvo:
Servidores públicos, trabalhadores privados, alunos e comunidade.
Carga Horária: 08 horas
- Gerente: Gilson de Melo Pinto
APRESENTAÇÃO: Curso de Triatomíneos e a Doença de Chagas.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área da saúde, estudantes, interessados em Vigilância Ambiental e Programa da Dengue
CARGA HORÁRIA: 08 horas

Apresentação: O presente curso trata da vigilância entomológica de insetos vetores, responsáveis pela transmissão de doenças de importância para a saúde pública – a malária e as arboviroses (dengue, chikungunya e Zika). Sendo que, para fazer vigilância entomológica é necessário conhecer os vetores, razão pelo qual traremos aqui conteúdos sobre os dois vetores primários:
Objetivo do curso: Capacitar agentes de saúde, e demais interessados, para atuarem na vigilância entomológica da malária e das arboviroses.
Público alvo: profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados sobre o tema.
Carga horária: 20 horas.
Responsável técnico: Érica Chagas, Bióloga – DVA/FVS-RCP.

Informações Gerais: Este curso aborda conteúdos básicos inseridos no cotidiano de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) em suas ações nas equipes de saúde. Refletindo sobre a formação inicial e na atualização de conteúdos indispensáveis as atribuições deste profissional, o curso tem assuntos que tratam de noções de malária, biologia dos vetores das arboviroses, noções de Vigilância Entomológica e sobre a integração das ações da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, visando a qualidade de vida da população diretamente atendida dos estes profissionais.
Objetivo: Promover a formação inicial e continuada de profissionais de saúde Agentes de Combate às Endemias (ACE).Carga Horária: 40 horas.

O minicurso sobre Flebotomíneos e Leishmanioses tem como objetivo capacitar profissionais de saúde em Entomologia Aplicada aos programas de controle de endemias.
Carga Horária: 08h.